Teste TOC - Eu tenho TOC?

O TOC é uma condição de saúde mental que não é tão grave quanto a esquizofrenia ou transtorno bipolar, mas, como essas condições, causa comportamentos angustiantes e incapacitantes. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é caracterizado por pensamentos indesejados chamados obsessões, combinados com comportamentos e pensamentos repetitivos ritualísticos conhecidos como compulsões.

Você está obcecado com algo? Verifica as coisas constantemente? Há uma batalha interna acontecendo em sua cabeça entre dois pensamentos? Se sim, você pode ter TOC. Mas antes de se preocupar, faça este teste para descobrir com certeza.

O que é o Teste de TOC?

Este teste é uma ferramenta de autoavaliação que pode ser usada para determinar se você pode estar sofrendo de TOC. Não se destina a um diagnóstico profissional, mas sim a um ponto de partida para uma avaliação e tratamento mais aprofundados dos seus sintomas. O teste consiste em 30 perguntas. É uma boa ideia responder de forma honesta, pois, caso contrário, seus resultados podem não ser precisos.

Posso usar este teste para avaliar outras pessoas?

O Teste de TOC é uma maneira simples e rápida de avaliar o risco de transtorno obsessivo-compulsivo. Não é uma ferramenta de diagnóstico, mas sim uma forma de avaliar rapidamente se você deve buscar aconselhamento ou uma avaliação mais aprofundada.

Você pode usar este teste em si mesmo ou em outras pessoas que possam estar lidando com sintomas de TOC. No entanto, se você está preocupado com alguém, é melhor discutir suas preocupações com o médico ou profissional de saúde mental deles.

Este teste online de TOC é confiável?

Desenvolvemos nosso teste de TOC online com a orientação de profissionais de saúde mental qualificados e com base em critérios diagnósticos estabelecidos para o TOC. Embora tenhamos tomado grande cuidado para garantir a confiabilidade de nosso teste, é importante observar que testes online não podem substituir uma avaliação clínica por um profissional de saúde mental qualificado. Nosso teste tem como objetivo a triagem e não deve ser usado como substituto para a busca de ajuda profissional caso você tenha preocupações sobre TOC ou qualquer outra condição de saúde mental.

O que causa o TOC?

A causa exata do TOC não é confirmada cientificamente, mas parece ser uma combinação de fatores biológicos, ambientais e psicológicos.

Algumas causas possíveis incluem:

  • Altos níveis do hormônio serotonina
  • Diferenças na estrutura e atividade do cérebro entre pessoas com TOC e aquelas sem o transtorno
  • Histórico familiar de transtorno obsessivo-compulsivo
  • Falta de certas vitaminas ou minerais (como ferro ou zinco)

Características definidoras do TOC

TOC de Contaminação

O TOC de Contaminação é um tipo de Transtorno Obsessivo-Compulsivo que envolve pensamentos e sentimentos de contaminação. Pessoas com esse tipo de TOC se preocupam que elas, outras pessoas ou animais tenham sido contaminados de alguma forma. Isso pode ocorrer por germes, sujeira, produtos químicos ou até radiação.

Pessoas com TOC de contaminação frequentemente sentem extrema repulsa e aversão à ideia de estarem contaminadas e podem sentir ansiedade intensa ao pensar em tocar algo sujo ou entrar em contato com germes. Elas também podem usar quantidades excessivas de álcool gel ou lenços umedecidos para tentar reduzir as chances de entrar em contato com algo que possa deixá-las doentes.

A questão do TOC de contaminação não se resume apenas aos germes — também envolve o medo de ser culpado por transmitir a doença a outra pessoa. Isso significa que pessoas com esse tipo de TOC frequentemente evitam banheiros públicos e outros lugares com muitas pessoas ao redor.

TOC Obsessivo Puro

O TOC Obsessivo Puro, ou 'Pure O', é um subtipo de transtorno obsessivo-compulsivo onde a pessoa experimenta pensamentos persistentes e intrusivos, muitas vezes sem compulsões físicas visíveis. Esses pensamentos intrusivos podem ser profundamente angustiantes, envolvendo medos de dano, contaminação ou transgressões morais, mas ao contrário de outras formas de TOC, as compulsões são predominantemente mentais.

Em vez de realizar rituais físicos como lavar as mãos ou verificar algo, pessoas com o TOC Obsessivo Puro podem realizar rituais mentais, como remoer repetidamente um pensamento, fazer verificações ou se tranquilizar mentalmente, ou repetir silenciosamente certas frases para aliviar a ansiedade desencadeada por essas obsessões.

Embora essas compulsões não sejam visíveis, elas podem ser tão disruptivas e exaustivas quanto as compulsões físicas. Os pensamentos e rituais mentais podem se tornar tão absorventes que interferem na vida cotidiana, levando frequentemente a sentimentos de culpa, vergonha e isolamento.

TOC 'Perfeito'

O TOC 'Perfeito' é um tipo de Transtorno Obsessivo-Compulsivo que faz com que a pessoa sinta que precisa fazer algo perfeitamente, caso contrário, algo ruim acontecerá. Pessoas com esse tipo de TOC geralmente precisam repetir uma ação várias vezes ou fazê-la um número específico de vezes. Por exemplo, alguém com o TOC 'Perfeito' pode precisar bater o pé três vezes antes de entrar em um cômodo.

Pessoas com o TOC 'Perfeito' podem ser vistas como perfeccionistas porque querem que as coisas sejam feitas da maneira correta. No entanto, essa não é a verdadeira definição de perfeccionismo. Perfeccionistas conseguem parar de fazer algo depois de realizá-lo corretamente da primeira vez; eles também podem aceitar que algo não é perfeito e seguir em frente sem a necessidade de corrigir.

Pessoas com o TOC 'Perfeito' não têm essa capacidade — elas sentem que, se algo não sair perfeito, tudo vai desmoronar. Elas também podem sentir ansiedade em relação a qualquer erro cometido durante o dia (mesmo que não tenham sido responsáveis por ele).

TOC de Orientação Sexual

O TOC de Orientação Sexual é um tipo de TOC onde a pessoa se obceca com sua orientação sexual. Você pode ter medo de ser gay, ou pode achar que é heterossexual, mas sentir culpa por isso. Você pode se sentir atraído pelo mesmo sexo e pensar que isso é errado.

Como em todos os tipos de TOC, o medo é irracional — não há razão para acreditar que a homossexualidade seja errada ou ruim. Mas isso não impede que seu cérebro pense o contrário.

Nesse caso, a obsessão não se resume apenas a saber se você é gay ou hetero — ela envolve também o que outras pessoas vão pensar se descobrirem. Você pode temer ser rejeitado por amigos e familiares ou pode se preocupar com o que elas pensarão sobre sua orientação.

TOC de Dano

Quando você tem TOC de Dano, se obceca com a ideia de causar dano a outra pessoa. Isso pode ser um membro da família, um amigo ou qualquer outra pessoa. O raciocínio por trás do TOC de Dano é que, se você não fizer algo perfeitamente, essa pessoa se machucará — ou algo pior acontecerá.

Se você tem TOC de Dano, pode parecer que todas as suas ações são baseadas na ideia de prevenir danos. Você pode verificar constantemente para garantir que tudo está seguro para os outros e para si mesmo. Pode também se preocupar com o que os outros pensam de você e tentar mantê-los felizes a qualquer custo, mesmo que isso signifique colocar-se em risco ou tornar-se infeliz.

O TOC de Dano é frequentemente associado a outras condições de saúde mental, como depressão e distúrbios de ansiedade, porque as pessoas que sofrem com isso frequentemente se sentem deprimidas ou ansiosas devido ao seu comportamento. Na verdade, algumas pessoas com TOC de Dano têm tanto medo de causar dano que se tornam suicidas.

TOC de Simetria

O TOC de Simetria é uma condição em que a pessoa se obceca por simetria, ou pela ideia de que as coisas devem ser equilibradas. Por exemplo, ela pode perceber que os números em suas mãos estão desiguais e começar a sentir ansiedade ou desconforto até que consiga ajustá-los para que fiquem iguais.

Pessoas com essa condição também podem ter dificuldade em lidar com situações onde sentem que seu corpo físico ou ambiente não é simétrico. Isso pode causar dificuldades para dormir à noite se o quarto não estiver perfeitamente simétrico (por exemplo), ou pode levá-las a evitar interações sociais porque se sentem desconfortáveis quando as pessoas não estão em pé retas.

Para que alguém seja diagnosticado com TOC de Simetria, seus sintomas devem prejudicar seu funcionamento diário e causar sofrimento significativo.

References:

  1. J. Gibson Henderson Jr., C. Alec Pollard (September 1988) Three types of obsessive compulsive disorder in a community sample. Wiley Online Library
  2. Science Writing, Press, and Dissemination Branch (29 June 2006) Obsessive-Compulsive Disorder. National Institutes of Health (NIH)
AutoconhecimentoSaúdePersonalidade NegativaTOCPersonalidade
Seu gráfico radar do Teste de TOC:

Para ver como outras pessoas foram neste teste, siga nossa página no Facebook

Tente novamente